Bespoke
A alfaiataria bespoke é feita de forma artesanal e partindo do zero. O cliente é atendido pelo alfaiate, que tira suas medidas e faz uma consultoria durante o processo de escolha de cada detalhe – tecido, forros, botões, entre outros – da peça a ser encomendada.
Este diferenciado tipo de serviço (oferecido no Alexandre Won) é muito procurado por grandes executivos que desejam se vestir de forma impecável e noivos que almejam um terno incrível para usar no “grande dia”.
Made to measure (feito sob medida)
Diferentemente do bespoke – feito de forma artesanal a partir do zero, no sob medida as lojas geralmente já possuem a peça semi pronta ou moldes base padronizados. E a partir daí, são feitos os ajustes na peça, baseando-se nas medidas do cliente, deixando o caimento mais próximo do seu tipo de corpo.
Ready to wear (pronto para usar ou prêt-à–porter)
Significa peça pronta para usar. Ao entrar no estabelecimento, o cliente compra o traje e, se preferir, já sai da loja vestindo-o. Mas, geralmente isso não acontece, pois ao comprar um terno pronto, dificilmente não precisará de alguns ajustes. No caso da alfaiataria, é onde se encontram peças mais baratas, pois são feitas de forma rápida e em larga escala. Não é aconselhado para homens que prezam por um caimento impecável, já que nesse caso, pode ficar comprometido.
Leia também:
3 dicas de como usar gravata borboleta