A escolha da gravata nem sempre é uma tarefa simples para muitos homens. Encontrar uma gravata que combine com seus trajes do dia a dia ou mesmo para ocasiões especiais é um desafio para quem deseja se vestir bem e causar sempre uma boa impressão.
Existem três fatores determinantes na hora de eleger a gravata certa: corte (largura), cor e padrão (estampas e tecidos como jaquard, seda, seda pura, algodão, fibras sintéticas, etc). Uma gravata mal escolhida pode transformar um visual sofisticado em algo deselegante. Mas como escolher a gravata ideal? Confira as 5 dicas abaixo:
1 – Escolha da cor
Uma das primeiras coisas que os outros reparam no traje de um homem é a cor de sua gravata. Muitas vezes parece que essa é uma escolha simples e sem significado algum. No entanto, a escolha da cor da sua gravata significa e muito quem você é e qual impressão você deseja transmitir. Uma dica boa é se basear pela estação do ano. O inverno, por exemplo, pede tons quentes, como o verde musgo ou vinho. Já o verão, pede tons mais vivos ou claros, como um azul céu, rosê ou um amarelo claro.
2 – Ocasião
Para o dia a dia de trabalho ou eventos sociais que exijam maior formalidade, opte por tons mais escuros, como marinho, bordô ou grafite. Para festas ou eventos informais, você pode optar por cores que sejam um pouco mais claras.
3 – Como combinar?
Para um terno preto com camisa branca a gravata preta funciona muito bem e não corre o risco de errar. Mas se a intensão for ousar no visual, uma gravata colorida, com estampas pequenas ou listras diagonais são boas escolhas. Para camisas escuras (preto ou marinho), desaconselhamos o uso de gravata, seja qual for a cor ou padrão.
Um fator importante da combinação é que a gravata deve ser sempre mais escura que a camisa, inclusive se a cor da camisa for escura, neste caso, utilize estampas, gravatas texturizadas ou micro estampas com um fundo escuro.
4 – Qual o comprimento ideal?
Na altura do furo do cinto ou botão da calça.
SIGA ALEXANDRE WON NO INSTAGRAM
5 – Estilo pessoal e personalidade
A gravata é parte essencial de um visual formal e ela transmite a sua personalidade e estilo próprio. Se quiser passar algo mais sério, vá de gravatas lisas. Já para um estilo mais descolado, opte por estampas. O mais importante é você se sentir confortável e satisfeito com o que está vestindo.
Bespoke-se!
Leia também:
Alfaiataria tech: tecidos que não amassam e respiram
Gravata borboleta: como e quando usar