A campanha
Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o intuito de alertar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata – glândula do sistema reprodutor que armazena os líquidos.
Na campanha, que acontece todos os anos, 21 países realizam ações incentivadoras sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de reforçar aos homens que cuidar da saúde é muito importante e fundamental.
Prevenção
- Ter uma alimentação saudável.
- Praticar atividade física.
- Não fumar.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
- Manter o peso corporal adequado.
SIGA ALEXANDRE WON NO INSTAGRAM
Em média, o câncer de próstata ocorre com mais frequência em homens mais velhos. Cerca de seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens acima de 65 anos. Recomenda-se que a prevenção deva ser feita a partir dos 45 anos se existir risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existir, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos.
Leia também:
Alfaiataria tech: tecidos que não amassam e respiram
Casamento com estilo: Renato Góes
Exame
O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos. O objetivo do exame é analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula.
Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Valorize sua vida e previna-se!
Fontes: Ministério da Saúde e Instituto Oncoguia